PATRIMÔNIO CULTURAL DE PONTA GROSSA

Professora Adriana Schuerzoski, 4º ano A. Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano

A turma do 4º ano A da Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano, em Ponta Grossa, orientada pela professora Adriana Schuerzoski, desenvolveu uma sequência didática em sala de aula com o tema “Patrimônio Cultural de Ponta Grossa”.

A sequência didática teve início com uma conversa sobre o aniversário de 200 anos de Ponta Grossa e a construção de uma explosão de ideias elencando o que os alunos já sabiam sobre a nossa cidade. Observou-se que ainda não tinham o conhecimento sobre a história do Tropeirismo. Sendo assim, realizou-se a leitura da imagem do monumento dos Tropeiros, assistiram um vídeo sobre o Viamão, caminhos que as tropas faziam do Rio Grande do Sul até São Paulo, observando suas vestimentas, objetos que utilizavam e mercadorias que transportavam, assim como toda cultura e importância econômica para nossa região. Depois foi trabalhado outros patrimônios do nosso município como: A história da catedral Sant’Ana, a Lenda das Pombinhas, o Monumento Sesquicentenário, o Lago de Olarias e todo o caminho feito pelas tropas na nossa cidade.

Na manhã do dia 30 de junho, os alunos das turmas do 4º ano A e 3º ano A, acompanhados pelas professoras Adriana Schuerzoski e Djeane Aparecida de Moraes Lucas realizaram uma saída técnica pelo Lago de Olarias, Praça Floriano Peixoto, Catedral Sant’Ana, Complexo Ferroviário localizado no Parque Ambiental e visita panorâmica aos demais patrimônios de Ponta Grossa: Teatro Ópera, Centro de Cultura, Colégio Regente Feijó, Santa Casa de Misericórdia e Villa Hilda, com o intuito de enriquecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para finalizar os alunos produziram textos individuais com o título “Tudo o que sei sobre Ponta Grossa”.

Segundo a professora Adriana “os alunos puderam observar os patrimônios culturais de nossa cidade e relacionar com o que haviam estudado em sala e ficaram desapontados com a depredação da Maria Fumaça, mas adoraram conhecer a história do Lago de Olarias”.

“Esse trabalho proporcionou muita aprendizagem para os alunos, pois quando os temas estudados em sala de aula são vivenciados na prática, a aprendizagem se torna mais significativa e aprimora os saberes dos alunos. E o mais importante de tudo isso foi instigar nos alunos um senso de cuidado com os patrimônios públicos e o amor por nossa cidade”, relata a professora Adriana.











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