Uma jornada de aprendizado integrado sobre o Ciclo de Água

Professora Rayza Karoline Yanzen Flügel, 4º ano A. Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano.


A turma do 4º ano A da Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano, sob a supervisão da professora Rayza Karoline Yanzen Flugel desenvolveu uma sequência didática inovadora sobre o ciclo da água. Este trabalho foi realizado em conjunto com a Professora Milena Cristine Lopes, que é professora do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) em nossa escola.

Esta sequência foi cuidadosamente planejada para engajar os alunos de forma ativa e interdisciplinar, promovendo uma compreensão profunda e prática dos processos envolvidos no ciclo da água.

Alguns vídeos foram exibidos com o intuito de proporcionar aos alunos uma visão abrangente e visual dos conceitos fundamentais do ciclo da água, despertando o interesse e facilitando a assimilação dos conceitos.

Após a visualização destes, os alunos foram incentivados a criar um triorama. Essa atividade permitiu que os estudantes representassem visualmente os diferentes estágios do ciclo da água de forma tridimensional. Ao mesmo tempo, os alunos, construíram uma maquete do ciclo da água com a Professora Milena, reconhecendo cada estágio, utilizando diversos materiais para exemplifica-los.

Em seguida, os estudantes realizaram apresentações orais para a turma e para os demais colegas das outras turmas da escola, em uma mostra realizada pela Professora Milena, juntamente com a turma do 5º ano. Cada aluno teve a chance de explicar uma parte do ciclo da água, consolidando ainda mais seu entendimento, compartilhando o que aprendeu e desenvolvendo habilidades de comunicação e autoconfiança.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar experiências práticas com a professora Milena, do LAC (Laboratório de Aprendizagem Criativa). As atividades no laboratório incluíram experiências que demonstraram os fenômenos do ciclo da água de forma interativa e prática. Essas atividades foram fundamentais para que os alunos vissem em primeira mão os princípios científicos em ação, reforçando a teoria com a prática.

A colaboração interdisciplinar das professoras demonstrou a importância da colaboração e do uso de metodologias ativas no ensino, mostrando como a educação pode ser enriquecida quando diversas abordagens pedagógicas são aplicadas de forma integrada e criativa. Por isso essa sequência didática foi um sucesso, porque combinou diferentes métodos de ensino – visual, prático e oral – para abordar o ciclo da água de forma envolvente e abrangente.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dengue em Ação: Alunos Protagonistas no Combate à doença

COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS

PATRIMÔNIO CULTURAL DE PONTA GROSSA